quarta-feira, 7 de maio de 2014

Gerenciamento de Software

Gerenciamento de Software

Software - Em um resumo rápido nada mais é do que um conjunto de instruções o que leva a execução de uma determinada tarefa, ou seja, é a parte lógica e responsável com que a parte física (hardware) possa realizar todo tipo de trabalho por meios de instruções enviadas por uma determinada linguagem.

Processo – Sucessão de passos ordenados, que tem por finalidade o desenvolvimento de um determinado serviço ou produto. Seguindo alguns critérios em suas etapas até a conclusão do processo, passando pela especificação e suas restrições, o desenvolvimento do produto especificado, a analise da sua validação, o qual será verificado se satisfaz e se realmente atende aquilo que o cliente deseja, chegando a sua evolução final onde serão realizadas e concluídas as mudanças necessárias para a finalização do produto.

O Ciclo de vida de um produto de software se inicia na sua idéia concebida e acaba quando o mesmo sai em desuso. Esse ciclo de vida passa por algumas fases, que é seu planejamento, a analise, o projeto, a implementação, os testes necessários, a entrega e implantação, sua operação e as manutenções necessárias.

Gerenciamento de SoftwarePara que exista um produto idealizado é necessário que exista um projeto, um processo e pessoas envolvidas. O primeiro passo para a idealização desse projeto é a definição do seu escopo, fazendo necessário um levantamento de requisitos inicial, devendo ser decomposto em módulos para que se tenha uma idéia geral da eficiência e funcionalidade a ser analisadas no projeto. Na seqüência é realizado todo o processo de desenvolvimento, seguido pelos profissionais envolvidos que dependendo do projeto e da organização pode variar o número desses profissionais, que podem ser: Gerente de Projeto, Engenheiro de Software, Programadores, Projetistas, Programadores, Engenheiros de Testes, Clientes. Podendo ser necessário o envolvimento de outros profissionais.  
São diversas as atividades necessárias para a realização desse gerenciamento para que tudo flua satisfatoriamente. Segue algumas:   
- Escopo do Software
- Definição do Processo do Projeto
- Realização de Estimativas
- Estimativa de Tamanho
- Estimativa de Esforço
- Estimativa de Recursos
- Estimativa de Tempo
- Estimativa de Custos
- Gerência de Riscos

- Elaboração do Plano de Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário