Gerenciamento de Software
Software - Em um resumo rápido nada mais é
do que um conjunto de instruções o que leva a execução de uma determinada
tarefa, ou seja, é a parte lógica e responsável com que a parte física
(hardware) possa realizar todo tipo de trabalho por meios de instruções
enviadas por uma determinada linguagem.
Processo – Sucessão
de passos ordenados, que tem por finalidade o desenvolvimento de um determinado
serviço ou produto. Seguindo alguns critérios em suas etapas até a conclusão do
processo, passando pela especificação e suas restrições, o desenvolvimento do
produto especificado, a analise da sua validação, o qual será verificado se
satisfaz e se realmente atende aquilo que o cliente deseja, chegando a sua
evolução final onde serão realizadas e concluídas as mudanças necessárias para
a finalização do produto.
O Ciclo de vida
de um produto de software se inicia na sua idéia concebida e acaba quando o
mesmo sai em desuso. Esse ciclo de vida passa por algumas fases, que é seu
planejamento, a analise, o projeto, a implementação, os testes necessários, a
entrega e implantação, sua operação e as manutenções necessárias.
Gerenciamento
de Software – Para
que exista um produto idealizado é necessário que exista um projeto, um processo
e pessoas envolvidas. O primeiro passo para a idealização desse projeto é a
definição do seu escopo, fazendo necessário um levantamento de requisitos
inicial, devendo ser decomposto em módulos para que se tenha uma idéia geral da
eficiência e funcionalidade a ser analisadas no projeto. Na seqüência é
realizado todo o processo de desenvolvimento, seguido pelos profissionais
envolvidos que dependendo do projeto e da organização pode variar o número
desses profissionais, que podem ser: Gerente de Projeto, Engenheiro de Software,
Programadores, Projetistas, Programadores, Engenheiros de Testes, Clientes.
Podendo ser necessário o envolvimento de outros profissionais.
São diversas as atividades necessárias para a
realização desse gerenciamento para que tudo flua satisfatoriamente. Segue
algumas:
- Escopo do Software
- Definição do Processo do
Projeto
- Realização de Estimativas
- Estimativa de
Tamanho
- Estimativa de
Esforço
- Estimativa de
Recursos
- Estimativa de
Tempo
- Estimativa de
Custos
- Gerência de Riscos
- Elaboração do Plano de Projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário