sexta-feira, 16 de maio de 2014

GERENCIAMENTO DE SOFTWARE E PROCESSOS

GERENCIAMENTO DE SOFTWARE E PROCESSOS

Mais especificamente, o que é um projeto? é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.

E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através de processos, usando conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas do gerenciamento de projetos que recebem entradas e geram saídas.

Os gerentes de projetos fazem isso ao padronizar tarefas rotineiras para obter resultados repetitivos e reduzir o número de tarefas que poderiam ser negligenciadas ou esquecidas.


 O QUE É PROCESSO

Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Os processos de gerenciamento de projetos são realizados pela equipe do projeto e geralmente se enquadram em uma das duas categorias principais:
  • Os processos de gerenciamento de projetos, comuns à maioria dos projetos na maior parte do tempo, são associados entre si por seu desempenho visando um objetivo integrado. O objetivo é iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar, e encerrar um projeto. Esses processos interagem entre si de formas complexas, que não podem ser totalmente explicadas em um documento ou por meio de gráficos.  
  • Os processos orientados ao produto especificam e criam o produto do projeto. Os processos orientados ao produto são normalmente definidos pelo ciclo de vida do projeto e variam por área de aplicação. Os processos de gerenciamento de projetos e os processos orientados ao produto se sobrepõem e interagem durante todo o projeto. Por exemplo, o escopo do projeto não pode ser definido sem que haja algum entendimento básico de como criar o produto especificado.

I A estrutura do gerenciamento de projetos
  • Conjunto de conhecimentos
    • Objetivo do Guia PMBOK®
      • Público alvo do Guia PMBOK®
    • O que é um projeto?
      • Características do projeto
      • Projetos x Trabalho operacional
      • Projetos e planejamento estratégico
    • Gerenciamento de projetos
    • A estrutura do GUIA PMBOK®.
      • A estrutura do gerenciamento de projetos
      • A norma de gerenciamento de projetos de um projeto
      • As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
    • Áreas de especialização
      • O Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos
      • Conhecimento, normas e regulamentos da área de aplicação
      • Entendimento do ambiente do projeto
      • Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral
      • Habilidades interpessoais
    • Contexto de gerenciamento de projetos
      • Programas e gerenciamento de programas
      • Portifólios e gerenciamento de portifólios
      • Subprojetos
      • Escritório de projetos
  • Ciclo de vida e organização do projeto
    • O ciclo de vida do projeto
      • Características do ciclo de vida do projeto
      • Características das fases do projeto
      • Relações entre o ciclo de vida do projeto e o ciclo de vida do produto
    • Partes interessadas
    • Influências organizacionais
      • Sistemas organizacionais
      • Culturas organizacionais
      • Estrutura organizacional
      • A função do PMO nas estruturas organizacionais
      • Sistema de gerenciamento de projetos

Crédito/Fonte: Fluxo de Processos do Gerenciamento de Projetos - PMBOK 4a Edição - com ícones [PDF], por Mauro Afonso Sotille, PM Tech - Capacitação em Gerenciamento de Projetos, Porto Alegre - RS, 2009. Ver também Fluxo de Processos do GP - PMBOK 4ed (sem ícones) e Visão Geral dos Processos do GP - PMBOK 4ed.



Seção II A norma de gerenciamento de projetos de um projeto
  • Processos de gerenciamento de projetos de um projeto
    • Processos de gerenciamento de projetos
    • Grupos de processos de gerenciamento de projetos
      • Grupo de processos de iniciação
      • Grupo de processos de planejamento
      • Grupo de processos de execução
      • Grupo de processos de monitoramento e controle
      • Grupo de processos de encerramento
    • Interações entre processos
    • Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos

Seção III As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos

Capítulo 4 - Gerenciamento de integração
  • 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto
  • 4.2 Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto
  • 4.3 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
  • 4.4 Orientar e gerenciar a execução do projeto
  • 4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
  • 4.6 Controle integrado de mudanças
  • 4.7 Encerrar o projeto
Capítulo 5 - Gerenciamento do escopo
  • 5.1 Planejamento do escopo
  • 5.2 Definição do escopo
  • 5.3 Criar EAP
  • 5.4 Verificação do escopo
  • 5.5 Controle do escopo
Capítulo 6 - Gerenciamento de tempo
  • 6.1 Definição da atividade
  • 6.2 Sequenciamento de atividades
  • 6.3 Estimativa de recursos da atividade
  • 6.4 Estimativa de duração da atividade
  • 6.5 Desenvolvimento do cronograma
  • 6.6 Controle do cronograma
Capítulo 7 - Gerenciamento de custos
  • 7.1 Estimativa de custos
  • 7.2 Orçamentação
  • 7.3 Controle de custos
Capítulo 8 - Gerenciamento da qualidade
  • 8.1 Planejamento da qualidade
  • 8.2 Realizar a garantia da qualidade
  • 8.3 Realizar o controle da qualidade
Capítulo 9 - Gerenciamento de recursos humanos
  • 9.1 Planejamento de recursos humanos
  • 9.2 Contratar ou mobilizar a equipe do projeto
  • 9.3 Desenvolver a equipe do projeto
  • 9.4 Gerenciar a equipe do projeto
Capítulo 10 - Gerenciamento das comunicações
  • 10.1 Planejamento das comunicações
  • 10.2 Distribuição das informações
  • 10.3 Relatório de desempenho
Capítulo 11 - Gerenciamento de riscos
  • 11.2 Identificação de riscos
  • 11.3 Análise qualitativa de riscos
  • 11.4 Análise quantitativa de riscos
  • 11.5 Planejamento de respostas a riscos ­
  • 11.6 Monitoramento e controle de riscos
Capítulo 12 - Gerenciamento de aquisições
  • 12.1 Planejar compras e aquisições ­
  • 12.2 Planejar contratações ­
  • 12.3 Solicitar respostas de fornecedores ­
  • 12.4 Selecionar fornecedores ­
  • 12.5 Administração de contrato ­
  • 12.6 Encerramento do contrato­


http://wpm.wikidot.com/conceito:capitulo-3

http://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatIsProjectManagement.aspx

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